segunda-feira, 15 de outubro de 2012

DAS MUDANÇAS

"A vida se tornaria insuportável se não nos permitisse mudanças"

Um dia meu menino foi para escola pela primeira vez. 
Nesse dia eu sofri, chorei mais que ele (na verdade ele nem chorou). Mas no fim fiquei tranquila. 
Pouco mais de dois meses e meu filho teve que passar de meio período para o integral. E, novamente, sofremos muito. Foram mudanças radicais demais em um curto período. Passamos da convivência integral à convivência noturna. Depois de ficar 1 ano e meio me dedicando integralmente ao meu filho me vi  na situação de profissional, dona de casa, mãe, faz tudo...
Então que nos adaptamos. Eu ao trabalho e o Lucas à escola. Tudo tão certinho que eu o marido havíamos planejado, sonhado, que o pequeno só sairia dessa escola quando já não houvesse uma turma para ele.
Mas como planos não são nada, o que aconteceu?
O Lucas vai começar amanhã, AMANHÃ, em uma nova escola. Na quinta-feira ele ainda frequentava a turminha dele, com os coleguinhas dele, com a tia dele, com todos que ele ama e amanhã já estará em uma nova escola, com novos colegas e novos professores.
E por que essa mudança tão radical? Porque a vida mudou muito.
Porque um dia o papai, que achou que ia envelhecer trabalhando na mesma empresa, foi pego de surpresa e ficou desempregado. Porque sofremos um roubo em nossa casa e levaram quase tudo. Porque havíamos acabado de comprar um carro e temos uma dívida para mais 4 anos. Porque com tanta dificuldade financeira, devendo meses de mensalidade escolar, nos ofereceram uma chance de conseguir uma bolsa escolar para o Lucas, em tempo integral sem nenhum custo para a gente, com início no ano que vem. Porque depois de ter preenchido todos os documentos fomos contemplados com a bolsa e o início é imediato. 
Então, por tudo isso vamos passar mais uma mudança. E dessa vez sei que meu menino irá sofrer bastante. Afinal ele não verá mais a Bia, nem a Júlia, nem o José Heitor, nem a tia Aline, nem a tia Valéria, nem a escolinha, nem nada daquele mundinho que eu tanto amei e amo. 
Estou apreensiva, pois essa escola é bem maior, com muito mais crianças. E eu não conheço ninguém e meu filho também não conhece! 
Mas é necessário, nesse momento não poderia haver melhor solução. 
Espero estar preparada para amanhã (eu não estou!), para que eu possa passar segurança ao meu filho e ele fique bem e seja tão feliz nessa nova escola como foi na outra.

"Filho, infelizmente a vida nem sempre é como a gente planeja e deseja. 
Todos os dias passamos por provações inesperadas. Mesmo que tenhamos que sofrer um pouco, as mudanças sempre são boas. Deus está no comando e sabe exatamente o propósito de cada coisa que nos acontece. 
Essa será, acredito eu, a mudança mais radical de sua vidinha. Mas não será a única. Todos os dias acontecerão coisas muito boas, mas também haverá dias de coisas ruins. 
A mamãe quer estar ao seu lado sempre, principalmente nos momentos difíceis. Nessa hora quero segurar sua mão e te ajudar a seguir seu caminho. 
Amanhã eu farei isso! Estarei com você, ao seu lado para esse novo desafio!
Te amo minha vidinha linda!"